“Erotica” é o quinto álbum da Madonna e foi estereotipado por ser um material focado em sexo e fantasias sexuais; talvez por conta do pack que fazia parte com o livro SEX, o filme Corpo em Evidência e o clip de Erotica. Com esse trabalho Madonna passou a conhecer o verdadeiro boicote que antes era só da igreja católica e agora era a sociedade americana em peso. As pessoas não entenderam que esse álbum foi uma reflexão acerca da pandemia de AIDS que assolava o mundo na época. Toda sua concepção foi baseada em se ter um olhar diferente ao que acontecia.
O disco também era bastante explícito. "If I take you from behind / push myself into your mind / when you least expect it / will you try to reject it?" Madonna canta na faixa título que apresenta Dita, seu alter ego dominatrix. Algumas canções depois, em Where Life Begins, ela lança um ultimato para qualquer parceiro sexual relutante em chupá-la: "It's not fair to be selfish or stingy — every girl should experience eating out."
A persona(My name is Dita...) encarnada por Madonna é uma homenagem à atriz alemã Dita Parlo dos anos 30. A faixa Erotica é um apurado de samples, onde temos uma oração libanesa cristã mesclada com uma letra obscura e lasciva. Um choque que só Madonna poderia provocar na época.
"As pessoas criticam Madonna porque ela te obriga a pensar fora da caixa. Ela não é uma pessoa convencional", diz Carlton Wilborn, que dançou com Madonna nas turnês mundiais de Blond Ambition e Girlie Show.
Em 1992, a mensagem de Madonna acabou se perdendo: esse não é um disco sobre sexo. Deeper and Deeper celebra se assumir, Bye Bye Baby é uma música incrível sobre terminar uma relação, In This Life presta homenagem aos amigos e colaboradores de Madonna levados pela AIDS. Todo mundo sabe como a AIDS afetou Madonna porque todo mundo sabe quanto a comunidade gay ajudou a moldá-la. Essa música é a coluna vertebral do disco. Ela dá um propósito ao álbum e vai além disso ser apenas o disco de sexo da Madonna ao lado de seu livro Sex. E o fato dela ter feito Erotica e o livro Sex naquela época é importante. Por causa da AIDS, o sexo estava nas manchetes — era notícia na vida das pessoas. Quando a AIDS aconteceu, as pessoas perderam o controle dessa coisa que deveria ser positiva e prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário