segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Postagem Nº 100 - Madonna Merry Christmas

Já foi dito que “Santa Baby” é uma daquelas canções que nunca precisou ser regravada depois de sua versão original de Eartha Kitt em 1953. Como alguém poderia superá-la? Claro, isso foi baleado para a merda com a compilação de Natal de 1987, com um título um tanto ofensivo, com a capa do álbum de Keith Haring criada para beneficiar as Olimpíadas Especiais, Um Natal Muito Especial. Com canções básicas do cânone de Natal retrabalhadas por ícones dos anos 80 da época, incluindo "Winter Wonderland" por Eurythmics, "Have Yourself a Merry Little Christmas" por The Pretenders e, claro, a música que impulsionou todo o motivo por trás esta defesa, “Santa Baby” de Madonna.




Vamos primeiro fazer um balanço da encarnação de Madonna neste momento. Who's That Girl tinha acabado de ser lançado em agosto ( veja as imagens da estreia na Times Square para uma prova de sua vaga promessa inicial de sucesso de bilheteria) Também incompreendido e pouco apreciado por seu valor de acampamento pelo mesmo motivo de "Santa Baby", o "shtick" de Madonna, como alguns podem cinicamente se referir a ele, era assumir uma espécie de combinação de entonação de Carole Lombard / Judy Holliday / Marilyn Monroe e persona para a mistura perfeita de inocente maluco com símbolo sexual. Mas o público de 1987 simplesmente não estava aceitando. E nem são eles hoje, aparentemente. Mesmo com a tendência de amar "ironicamente" algo que sangrou do Brooklyn e além, "Papai Noel" ainda é constantemente posto de lado por ser muito irritante, irritante etc. anualmente da mesma forma que, digamos, a conhecida criadora de sombras da Madonna, Mariah Carey, “All I Want For Christmas Is You” faz. Neste aspecto bizarro, a sociedade não pode embarcar com um não convencional.




No entanto, como de costume, sua gravação da faixa abriu caminho para a enxurrada de covers de férias (incluindo outras de "Santa Baby", de nomes como Kylie Minogue e Gwen Stefani) que se tornariam populares nos anos e décadas subsequentes - ela mesma, no entanto , nunca se dignando a gravar um álbum de Natal completo porque ela está a mulher de 24 quilates que ela interpreta na música, exigindo iates e minas e um duplex (sim, apenas um). Ela não é o tipo de pessoa que precisa ser um shill pelos royalties de um disco de Natal vantajoso. E ainda há a camada que os escritores originais da música, Joan Javits e Philip Springer, nunca levaram em conta: Madonna nos anos 80 não era uma representação melhor da década de materialismo e excesso. Embora os anos 50 tenham sido uma época natural para uma música que defendia o lado comercial do Natal (aquele boom econômico pós-Segunda Guerra Mundial e tudo), os anos 80 foram o pesadelo americano (como o sonho é agora chamado) explodiu em cheio, quando o hedonismo e a cultura yuppie eram tão difundidos que acabou inspirando a caricatura de tudo isso, Patrick Bateman.




Então, sim, Madonna foi feita sob medida para gravar “Santa Baby” quando ela o fez. Mesmo que nunca tenha obtido o apreço de muitos ouvintes além de fãs devotados e obstinados que submetem a todos que podem nas festas de Natal que realizam apenas para tocá-lo. Mas, no cerne da falta de amor por "Papai Noel" está o seguinte: qualquer um que tem problemas com o trabalho de Madonna sempre o tem pelo mesmo motivo de obstáculo: eles não têm nenhuma compreensão de seu valor de campo e da ironia associada humor que vem com isso (que a maioria prefere descrever como sendo uma vadia). E não é um pouco de humor irônico o que todos nós precisamos durante a temporada de festas de disfuncionalidade? Pense nisso na próxima vez que você ouvir a fluff simples de "Jingle Bell Rock" com aquelas Mean Girls específicas cena tocando em um loop no fundo.


https://mega.nz/folder/qt0gXR5B#3HHv8f3tid0e14sGMqq4pw


2 comentários:

  1. Chegar na 100ª postagem demonstra sua coragem em retornar para o mundo dos blogueiros. Parabéns e continue.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Muller só posso agradecer! Sem o apoio do Holiday Share e o Twenty%More nada disso seria possível. O Mundo Madônnico agradece aos dois.

    ResponderExcluir