domingo, 23 de janeiro de 2022

Batuka - Uma ode as batuqueiras


A descrição deste tema no novo álbum da Rainha da Pop, começa por associar o destacado papel que Cabo Verde teve como uma parte importante do comércio africano de escravos, particularmente para Portugal, o país europeu que colonizou as ilhas.

E Batuque, sendo uma música tradicional, consequentemente foi influenciado por esta experiência. Na verdade, o gênero nem pode ser interpretado como um símbolo contra a opressão, tendo sobrevivido a uma tentativa evidente de ser suprimido pela igreja, segundo as próprias palavras de Madonna. E é a partir desta ambiguidade que ela abraçou particularmente esta canção: Batuque.

À semelhança de outros géneros musicais africanos da época do tráfico de escravos, esta canção tem um forte pendor religioso, diz ainda uma nota explicativa desta composição escrita pela Madonna e um dos seus colaboradores desde os anos 90, o suíço de pai afegão e mãe italiana.


Madonna denuncia injustiças próprias daquela época e faz referência a um velho que vai parar à prisão o que já levanta várias especulações tendo em conta a sua posição crítica às divisões políticas do seu país. Seja como for, personifica um velho tirano da opressão em geral ao qual se opõe.

O forte pendor espiritual/religioso evidencia-se com Madonna e a orquestra Batukadeiras cantando "Aleluia" e "Amém". Segundo a nota do tema, elas não só aludem às suas crenças espirituais, mas também para o fato de que estão empenhadas em algum tipo de uma longa viagem/luta buscando a força divina para superar.

"Batuka" é contra a opressão

Madonna assume-se contra a opressão ou a favor de indivíduos por quem se simpatiza pelo papel desempenhado no passado.
Embora não tenha feito nenhuma referência à Africa, esta faixa musical não deixa de ser influenciada pela música tradicional africana, incentivando aqueles que sofrem de circunstâncias opressivas para continuar na "longa" estrada para a liberdade.

Letras de "Batuka"
Conclusão

Apesar do acima exposto, "Batuka" não é necessariamente uma canção que se concentra inteiramente em resistência. Deixa transparecer, um pouco, "uma experiência religiosa" e "total celebração da vida". Esta canção é um agradecimento à vida pela qual se luta.

fonte:https://www.brava.news/pt/news/madonna-batuka-o-titulo-vem-do-termo-batuque


Nenhum comentário:

Postar um comentário