domingo, 27 de março de 2022

Drowned World/Substitute For Love - A própria experiência de Madonna e sua relação com a fama


Em 24 de agosto de 1998, Drowned World/Substitute For Love foi lançado como o terceiro single de Ray Of Light na maioria dos principais mercados fora da América do Norte. A música foi escrita por Madonna, William Orbit e David Collins (Rod McKuen e Anita Kerr também foram creditados pelo uso sampleado de sua composição "Why I Follow The Tigers", interpretada por The San Sebastian Strings) e foi produzida por Madonna e Orbit.

Com a faixa-título do álbum sendo lançada como o segundo single na América do Norte um mês após seu lançamento em outros mercados, foi decidido lançar Drowned World/Substitute For Love para preencher a lacuna até seu próximo lançamento internacional, The Power Of Goodbye. O single alcançou o número dez no Reino Unido, o número cinco na Itália e o número um na Espanha. Apesar de não ter sido lançada no Canadá, a música conseguiu alcançar o número dezoito na parada de singles canadense com base apenas nas vendas do single importado europeu e sem nenhuma promoção de estações de rádio ou videoclipes. Club play do single importado, que contou com remixes de Drowned World/Substitute For Love e seu bside, Sky Fits Heaven, provocou uma breve aparição deste último no Hot Dance/Club Play Chart dos EUA, chegando ao número quarenta e um.



O videoclipe, filmado em Londres pelo diretor Walter Stern, causou uma pequena polêmica devido às cenas do carro de Madonna sendo perseguido por paparazzi em motocicletas, uma imagem ainda fresca na mente do público na época devido às circunstâncias da morte da princesa Diana. Liz Rosenberg negou que a cena tenha algo a ver com a falecida princesa, acrescentando que o vídeo era sobre a própria experiência de Madonna e sua relação com a fama.

A música é frequentemente classificada como a favorita dos fãs e parece ser altamente considerada por Madonna também, considerando que sua turnê de 2001 recebeu o nome da música e foi usada como número de abertura do show. Também foi apresentada durante a Confessions Tour de 2006 e apareceu em sua segunda coleção de grandes sucessos, GHV2. Uma versão demo inicial da música que se acredita ter sido produzida com Patrick Leonard intitulada No Substitute For Love vazou online no início dos anos 2000. A demo contém letras semelhantes, mas uma trilha e melodia musical completamente diferentes. A música que foi usada na versão final da música foi uma faixa instrumental composta anteriormente por William Orbit.


Famous faces, far off places
Trinkets I can buy
No handsome stranger, heady danger
Drug that I can try
No ferris wheel, no heart to steal
No laughter in the dark
No one-night stand, no far-off land
No fire that I can spark



Nenhum comentário:

Postar um comentário