quinta-feira, 28 de julho de 2022

The First Album - 39 anos de um álbum dedicado a seu pai.

               

Em 27 de julho de 1983, o álbum de estreia homônimo de Madonna foi lançado pela Sire Records. O disco foi renomeado Madonna: The First Album para o relançamento internacional do álbum em 1985. Quando uma versão remasterizada do álbum foi lançada em CD em 2001 (com faixas bônus) e mais tarde em vinil (sem faixas bônus), a arte original foi restaurada e o título do álbum revertido para simplesmente Madonna em todos os mercados. O álbum inclui 8 faixas (produzidas por Reggie Lucas, *John “Jellybean” Benitez e **Mark Kamins):

Lucky Star
Borderline
Burning Up
I Know It
*Holiday
Think of Me
Physical Attraction
**Everybody


Cinco singles foram lançados do álbum (a cronologia de lançamento de alguns singles variou por mercado/país):


Everybody
Burning Up
Holiday
Borderline
Lucky Star



“Madonna estava descontente com todo o álbum, então eu entrei e adocei muita música para ela, adicionando algumas guitarras a 'Lucky Star', algumas vozes, alguma mágica... sua. Quando tocávamos 'Holiday' ou 'Lucky Star', você podia ver que ela estava impressionada com o quão bom tudo soava. Você queria ajudá-la, sabia? Por mais que ela pudesse ser uma vadia, quando você estava no ritmo com ela, era muito legal, muito criativo.”

— John “Jellybean” Benitez falando sobre Madonna e o álbum. 

“Eu me abstive ao longo dos anos de abordar aspectos da carreira de Madonna porque não sou uma pessoa que gosta de discussões negativas. Mas o que vou dizer é que na ascensão de Madonna à fama e fortuna, houve uma competição bastante feroz por crédito por estar envolvida. Em outras palavras, alguém dirá: 'Eu lancei Madonna.' Se eu falar com muitas pessoas hoje, direi que fui o primeiro produtor de Madonna. Eu produzi seis das oito faixas do primeiro disco dela. Eu diria que nove em cada 10 vezes, a resposta deles será: 'Ah, sim, eu pensei que Jellybean fez isso.' Mas Jellybean não fez isso. Jellybean era um remixer e não tínhamos tempo para remixar discos. Não era algo que eu estava interessado em fazer. Em algum lugar nesse processo de publicitários e relacionamentos pessoais, de alguma forma ele saiu como o cara. Só para constar, uma pessoa se cansa em uma vida inteira de ouvir alguém levando o crédito por algo que você fez. Jellybean produziu ‘Holiday’ e remixou algumas faixas, mas remixar faixas para rádio não é a mesma coisa que produzir uma das maiores estrelas pop da década de 1980… é quase como se eu tivesse sido demitido ou algo assim. não fui demitido. Eu terminei o disco... e eles o lançaram e venderam um monte de discos. E todo mundo correu tentando levar o crédito por isso porque era tão grande que eles não podiam se conter. … Devo dizer, foi ótimo trabalhar com Madonna no estúdio. Ela realmente se empenhou. Ela era uma pessoa criativa.” 

 — Reggie Lucas, produtor do primeiro álbum de Madonna.




Nenhum comentário:

Postar um comentário